Projeto Plantando Saúde

Realizado pela Associação Comunitária da Vila de São Jorge (Asjor)

sábado, 4 de junho de 2016

Vegetariano tem "flora e fauna" intestinal melhor que onívoro

Estudo realizado pela USP analisou a microbiota de vegetarianos estritos, ovo-lacto-vegetarianos e onívoros e os resultados indicaram que os vegetarianos apresentaram a colonização bacteriana mais favorável.

Os dados da pesquisa, segundo a nutricionista Ana Carolina Franco de Moraes, são coerentes com o papel da alimentação saudável — rica em verduras, frutas e legumes — em preservar o metabolismo energético mantendo um adequado perfil cardiometabólico. Ela também afirma que o estudo sugere que a dieta dos onívoros — com exposição crescente a alimentos de origem animal — possa impactar negativamente nas proporções de colônias bacterianas.

Os achados fortalecem a ideia de que a microbiota intestinal parece representar um elo relevante que explica as relações da alimentação humana com a predisposição a doenças cardiometabólicas. No entanto, a pesquisadora ressalta que o delineamento do estudo não permite assegurar relações causa-efeito. “Como os dados foram coletados em um único ponto no tempo, não é possível afirmar se a alteração da microbiota foi causa ou consequência de algum dos efeitos estudados”, conclui.

O trato gastrointestinal humano, especialmente o cólon, é densamente povoado por bactérias, fungos, archaea e vírus. “A este ecossistema, dá-se o nome de microbiota intestinal, que se estima conter 100 trilhões de microrganismos, número dez vezes maior que a quantidade de células humanas”, explica. “A microbiota de cada pessoa é única, parte geneticamente definida, mas também por outros fatores como o modo de nascimento (cesariana ou parto normal), amamentação, idade, uso de antibióticos e
dieta”.

As bactérias têm papel fundamental para a manutenção da saúde, estando envolvidas não apenas na digestão de alimentos, regulação energética, síntese de vitaminas e produção de ácidos graxos de cadeia curta, mas também na proteção contra patógenos e na modulação do sistema imune. “Há fortes evidências de que a composição da microbiota intestinal pode estar associada à ocorrência de doenças cardiometabólicas e doenças gastrointestinais”, diz Ana Carolina. “E ainda, alguns estudos relacionam este ecossistema com alergias e até mesmo alguns cânceres”.

As informações são da Agência USP. Para saber mais sobre o assunto: anacarolfranco@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário